27 99783-1149contato@gestaamoris.com.br

SHANTALA

 

A Shantala, é uma massagem para bebês, originária da Índia, e trazida para o Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer (obstetra atuante pela humanização da assistência ao parto desde a década de 60). Foi descoberta em 1976, quando Frederick caminhava pelas ruas de Calcutá e observou uma mãe massageando seu filho sentada na calçada. Ficou encantado com a beleza dos movimentos e resolveu batizar a sequência com o nome da mulher que a praticava: Shantala.

 

A massagem para bebês é uma das melhores maneiras para aproveitar o poder do toque em benefício de seu filho. Através da técnica, é possível transmitir amor e afeto através das mãos.

 

Indicada para os recém nascidos a partir de 30 dias, quando a pele já está mais preparada e o umbigo cicatrizado, pode ser feita pelos pais diariamente, trazendo conforto e calma para o bebê. Seu objetivo é relaxar a criança, eliminar tensões, bloqueios, insônia e choro sem motivo aparente, proporcionar segurança, desenvolvimento psicomotor do bebê, elevar a autoestima, equilibrando também todo o sistema emocional. Ajuda no alívio, e tratamento, de cólicas, gases, prisão de ventre e problemas respiratórios e pode ser praticada em crianças com traumas de nascimento, carência afetiva e desequilíbrio neurológico.

 

“A massagem dos bebês é uma arte tão antiga quanto profunda. Simples, mas difícil. Difícil por ser simples. Como tudo o que é profundo” (Laboyer, 1995).

 

O toque tem o poder de cura. Tocar o bebê com carinho e respeito já é o suficiente para abrir possibilidades de cura, no mínimo, proporcionando conforto e alívio.

 

 

 

Benefícios

  • Fortalecimento do vínculo;
  • Relaxamento e bem-estar, proporcionando um sono mais tranquilo;
  • Alívio das cólicas;
  • A digestão e circulação são melhoradas;
  • Redução da ansiedade e irritabilidade;
  • A pele é tonificada e hidratada;
  • O crescimento do bebê é estimulado;
  • Menos choro e mais tranquilidade;
  • Melhora o desenvolvimento motor;

 

“Sim, os bebês tem necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho. Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados” (Frederick Leboyer).

 

O que usar na massagem

Para diminuir o atrito da mão com a pele do bebê, o ideal é utilizar óleos vegetais para o corpo, de preferência, os com menor composição química para evitar qualquer reação alérgica na pele do bebê.

Óleo de amêndoas natural, semente de uva, côco, girassol, gergelim ou babaçu

Pode-se usar ainda fragrâncias (de óleos essenciais) como lavanda, camomila romana e calêndula que são ervas que proporcionam calma e relaxamento.

 

Quando fazer a massagem

A indicação é que se faça a massagem todos os dias, pois auxilia na criação de rotina, além de ter um encontro marcado com quem faz a massagem, como um momento de fortalecimento de vínculo, regado de muito amor e carinho.

É importante fazer sempre no mesmo horário, observando se não são horários em que o bebê está com fome, sono ou ainda de banho, pois a massagem deve proporcionar um momento de relaxamento e tranquilidade, lembrando sempre de dar um intervalo entre a mamada e a massagem.

 

Quem pode fazer a massagem

O mais recomendado são os pais (mãe e pai), pois entende-se que é uma massagem estimuladora e de criação e fortalecimento de vínculo. Mas também pode ser realizada por pessoas que são próximas ao bebê, e que possuem relação de carinho.

 

A GestaAmoris ensina a massagem aos pais, a fim de que eles mesmos possam executar no aconchego do lar e da família, criando a própria rotina familiar. A massagem promove um contato de qualidade entre mãe/pai e bebê, a partir do primeiro mês de vida. É um momento especial, onde mãe-bebê (ou pai-bebê) relaxam e conectam-se com toques sutis, desligando-se da rotina acelerada do dia-a-dia.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como você pode aprender e realizar essa massagem no seu bebê.

Close Menu